Informática é política?

Sempre quando é tratado assuntos relacionados a informática acaba por existir divergências de opiniões, longe de isso ser ruim afinal ninguém é igual e a troca de informação é a alma do negócio. Isso é visível desde a adoção do hardware, sistema operacinal assim como software que vai ser usado.

Ao meu ponto de vista ocorre algo semelhante na política, cada um com um pensamento, possuíndo divergências que afinal são a grande jogada pois a população é diferente logo a afinidade com alguma visão política também.

Assim como na política existem debates na área da informática também, exemplos são fórum de discuções, blog’s, conversas entre pessoas, entre outros meios, onde os usários da informática acabam por debater em geral, seja para reclamar de algum software ou explicar o porque da aquisição de um hardware ou porque utiliza certo software e o considera melhor.

Muitos dos debates políticos que ocorrem na televisão, você vê candidatos mais qualificados assim como suas propostas são de melhor qualidade onde trará mais qualificação para população. Com a informática não é diferente, a usuários mais avançados que defendem seu sistema operacional ou hardware utilizado por conhecer mais a informática e por acreditar que o mesmo satisfaz as suas exigências e relatando sobre o mesmo diversos outros usuários se identificam com o mesmo.

Porém nos debates políticos nem sempre tudo que é descutido e ou debatido é produtivo, acaba por existir agressão pessoal entre os candidatos assim como aos seus pontos de vista. Infelizmente na informática acaba por seguir os mesmos passos, nem tudo que é discutido acaba em algo que vá acrescentar a mais. Muitas vezes ocorre uma tentativa de envangelização das pessoas tentando persuadi-las do que ela utiliza não é devido, ou vanglorização por parte do usuário afirmando do que ele usa ou faz é melhor e ponto final, sem declarar o porquê de ter chegado a essa opinião.

Pessoalmente não acompanho a política posso estar errado afirmando o que falei, entretando so um aficionado pela informática, logo leio sobre e ao longo do tempo fui criando visões pessoais da mesma.

E infelizmente ao meu ver essas discuções que ocorrem, dizendo que se você não utiliza o sistema operacional X você não sabe de nada, ou que usa o sistema operacional Y devido o X ser de difícil uso, não acrescenta nada a comunidade.

Para mim as análise que muitos blog’s ou sites fazem sobre algo de informática, onde relatam pontos positivos ou até mesmo ruins de algum assunto, quando do meu agrado é o que me leva a buscar saber mais é até mesmo adotar o que foi relatado.

Por fim respondendo a pergunta título do post, para mim informática não pode ser igual a política pois nem sempre elegemos o candidato pretendido, coisa que na informática eu posso escolher meu hardware, sistema operacional assim como software que vou usar no mesmo. Porém lamentávelmente as constantes discuções e evangelizações ao meu ver não acrescentam em nada. Se o que uso não está me contentando eu vou procurar em lugares que relatem alguma alternativa para o mesmo e analisá-la e até mesmo adotalá.

1 comment so far

  1. Renan on

    É aquilo, não alimente os trolls. Quem só fica de bobagem, nem merece uma resposta.


Deixe um comentário